01 Perspectivas

Olhar para o amanhã

Para construir um futuro promissor, é preciso estar atento aos movimentos do presente e ter o olhar voltado para as oportunidades, que existem mesmo diante dos momentos mais desafiadores. O ano de 2016 se inicia refletindo fortemente os impactos da atual situação político-econômica brasileira e tem apresentado novos obstáculos, como o aumento da sinistralidade. Mesmo assim, a perspectiva do mercado é de encerrar o ano com crescimento, apesar de mais modesto do que nos períodos anteriores. Nestes 112 anos de atuação no Brasil, a Allianz viveu diversos cenários. As lições aprendidas nessa longa jornada têm sido o alicerce para a empresa encontrar alternativas inovadoras para continuar firme em seu propósito de prestar o melhor serviço à sociedade – indo além da venda de seguros e garantindo o capital de seus clientes diante das adversidades – e se manter como referência nesse mercado extremamente promissor.

O Brasil é e continuará sendo estratégico para o Grupo Allianz por conta de suas infinitas possibilidades. Um exemplo desse potencial é o mercado de seguros residenciais. De norte a sul do País, há 68 milhões de domicílios, mas somente 9,1 milhões possuem seguro residencial. Durante 2016, a Allianz aposta no desenvolvimento de negócios ligados aos produtos Massificados. No início do ano, apresentamos ao mercado o Allianz Residência com novos planos de coberturas e assistências. Há espaço para crescer, e temos condições de acreditar ao menos em uma leve aceleração desse segmento por meio de precificação e serviços condizentes com a atual realidade.

Outra grande oportunidade está no setor de agronegócio, que representa ¼ do PIB brasileiro. O Brasil é responsável pela produção de cerca de 8% dos alimentos no mundo, o que o coloca em 6º lugar em produtividade. Em 2015, o País comercializou R$ 89 bilhões em grãos. Diante de tudo isso, apenas 12% das plantações são seguradas, o que representa um mercado enorme a ser conquistado.

Mesmo o segmento de automóveis, que sofreu queda de 26,5% na venda de veículos novos em 2015, ainda se mostra vigoroso, tendo em vista que apenas 17,5 milhões dos veículos que circulam no Brasil são segurados e que outros 20 milhões, entre 5 e 20 anos de uso, ainda não possuem nenhum tipo de cobertura. A Allianz está atenta a todas essas possibilidades e, mais do que oferecer produtos competitivos, inova com o lançamento do Allianz Auto Ayrton Senna em 2015, o primeiro produto do mercado segurador a atrelar um benefício social ao seguro.

No primeiro ano da parceria entre a Allianz e o Instituto Ayrton Senna, as doações advindas da contratação desse seguro beneficiaram cerca de 15 mil crianças e jovens. Em 2016 a empresa evoluiu no Allianz Auto Ayrton Senna oferecendo coberturas diferenciadas para atender aos mais diversos perfis de segurados. Além disso, tornou as propostas ainda mais competitivas, com os objetivos de manter a carteira rentável, aumentar a participação de mercado e ainda ajudar 75 mil estudantes nos 5 anos desse contrato com o Instituto.

É esse olhar para as oportunidades e o foco voltado para as atuais demandas dos clientes que têm marcado a atuação da Allianz no ano de 2016. A companhia continua investindo fortemente em plataformas e atividades que acredita fazerem a diferença tanto para a sociedade quanto para o sucesso de seus negócios e de seus parceiros – os corretores.

Em 2016, a companhia manteve sua trajetória de investimentos em responsabilidade social, por meio da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) e de projetos como o My Finance Coach (relatados no Capítulo 3 – Relacionamento com stakeholders). Também seguiu firme com os investimentos no Allianz Parque, garantindo a todos os brasileiros um espaço moderno para o entretenimento, levando ao espectador momentos memoráveis com espetáculos de esporte e cultura, e contribuindo com essa engrenagem financeira que garante a sustentabilidade de clubes, atletas e artistas.

Essa busca por estreitar o relacionamento com todos os seus públicos de interesse é uma constante do Grupo Allianz no mundo todo. A empresa quer ser uma força transformadora nas comunidades em que atua. E nesse sentido, aqui no Brasil, o ano de 2016 traz à tona a necessidade primordial de inovar e avançar cada vez mais em plataformas digitais para agilizar as operações de seus parceiros de negócios. Uma evolução já teve início com o desenvolvimento de webservices e aplicativos que em breve trarão resultados tangíveis na produtividade e nas operações dos corretores, além de impactarem positivamente toda a cadeia de valor da Allianz: clientes, corretores, oficinas e rede de prestadores em geral.

É com a força de todos esses agentes, que ajudam a construir a empresa diariamente e a garantir o seu sucesso, e contando com o comprometimento e a competência de seus profissionais que a Allianz tem a certeza de continuar sendo uma força propulsora de crescimento pelas próximas décadas, tanto para a sociedade brasileira como para o Grupo Allianz. Afinal, desafios existem para ser vencidos.