03 Sustentabilidade / Soluções verdes (G4-EC2)

Mais do que oferecer ferramentas e engajar seus colaboradores na proteção ao meio ambiente, a Allianz Seguros também desenvolve projetos para diminuir os impactos de seus segurados. A companhia oferece as “Soluções Verdes”, que têm por objetivo proteger recursos naturais e estimular práticas responsáveis. Entre os produtos estão:

Residência, Condomínio, Empresarial PME: a Allianz foi uma das primeiras seguradoras do Brasil a disponibilizar, em 2013, serviços sustentáveis em apólices de pequenas e médias empresas, residências e condomínios. O serviço consiste na Consultoria Sustentável – na qual os especialistas da companhia dão dicas relativas à economia de água e de energia elétrica – e também no Descarte Ecológico, que oferece assistência para retirar e descartar itens que não são mais utilizados pelo segurado. Nesses três anos de atuação, a Allianz atingiu a marca de 344 toneladas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entulhos e restos de obras recolhidos em todo o Brasil, sendo que, só no ano de 2015, foi dado o destino correto a 250 toneladas. Ainda foi registrada uma economia de 50.084 mil metros cúbicos de água e de 757.050 mil quilowatts-hora nos clientes depois da consultoria.


04 Sustentabilidade / Descarte (G4-EN23, G4-FS5)

Outra atuação importante da Allianz para a redução de resíduos é realizada pelo Departamento de Sinistros. Desde 2013, a companhia desenvolve um projeto de coleta de salvados, no qual se responsabiliza pela coleta do bem sinistrado para que seja feito o descarte de maneira ecologicamente correta. A Allianz também orienta suas oficinas parceiras a fazer a destinação correta das peças, óleos, pneus e qualquer tipo de sucata de automóveis que passam por reparo. As oficinas credenciadas também são incentivadas a fazer o reparo das peças sempre que possível, garantindo a segurança do usuário do veículo, ao invés de simplesmente trocá-las e gerar mais descarte.

05 Sustentabilidade / Debate (G4-16)

No Brasil, sustentabilidade começa em casa

A Allianz no Brasil integra a Comissão e o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Inovação da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSEG), a Comissão de Sustentabilidade da Câmara Espanhola e a Comissão de Sustentabilidade da Câmara Alemã, participando de debates em busca de oportunidades para diminuir os impactos das operações e gerar possibilidades de redução de consumo de recursos naturais.