07 Governança corporativa / As 11 melhores práticas

Ao longo de 2015, a Allianz Seguros passou por auditoria do Grupo para avaliar suas práticas de ética e governança e obteve avaliação muito satisfatória. A auditoria elegeu também as 11 melhores práticas que podem ser replicadas para o Grupo.

01. Treinamento e conscientização: a companhia possui um elevado nível de treinamento e conscientização. Compliance realiza treinamentos presenciais mensalmente, para diferentes áreas, em uma abordagem baseada no risco sobre vários temas (anticorrupção, antifraude, sales compliance, sanções econômicas, data privacy, antitruste, integridade e capital markets).

02. Indicadores de desempenho de Compliance: diversos indicadores foram definidos e são regularmente analisados e monitorados. Os indicadores incluem: aprovações de presente e entretenimento, comunicação com o órgão regulador, questionários do Programa de Avaliação de Integridade de Terceiros.

03. Anticorrupção (patrocínio e hospitalidade): a Allianz Seguros possui um processo de análise e aprovação de pacotes de hospitalidade, convites e eventos.

04. Requerimentos regulatórios: o Departamento de Compliance gerencia a comunicação recebida ou enviada a órgãos reguladores no intuito de monitorar todas as correspondências oficiais, bem como o seu conteúdo.

05. Supervisão regulatória: ocorre diariamente para identificar qualquer legislação nova que possa gerar impactos na companhia.

06. Due Diligence Anticorrupção: a aplicação do processo de avaliação inclui a análise minuciosa de todos os terceiros.

07. Autoavaliação de Compliance: foi definida como parte do Planejamento 2016. Além disso, a equipe de Compliance realiza uma verificação de todos os programas de Compliance na companhia para identificar possíveis melhorias.

08. Canal de denúncias externo: esse canal foi criado com o intuito de estabelecer um meio exclusivo de comunicação para casos que configurem suspeita ou ocorrência de atos de corrupção, incluindo fraudes, lavagem de dinheiro e outras condutas ilícitas.

09. Reporte para o Compliance: o Compliance possui comunicação direta com áreas da companhia para troca de informações, como Auditoria Interna, Recursos Humanos e Controles Internos, que auxiliam na prevenção de eventuais desvios de conduta.

10. Anticorrupção e antifraude: a avaliação de riscos anticorrupção, antifraude e de lavagem de dinheiro é aplicada anualmente na Allianz Seguros e inclui workshops, mapeamento de riscos e avaliações das áreas, conforme diretrizes do Grupo Compliance e da legislação em vigor.

11. Conflito de interesses: os colaboradores são constantemente alertados sobre o tema. Além disso, no processo de contratação de profissionais, existe um mecanismo para detectar e prevenir a existência de eventual conflito.