05 Relacionamento com stakeholders / Sociedade

Sociedade: transformando valores em ações
(G4-26, G4-FS1, G4-FS5, G4-FS14, G4-FS15, G4-FS16)

Em 2015, a Allianz Seguros reforçou a atitude de “transformar valores em ações” ao estabelecer uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e lançar o Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, beneficiando a educação de milhares de crianças. Também houve importantes ações na Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA) e em programas voltados para esportes, educação financeira e formação de jovens.

Allianz Auto Instituto Ayrton Senna: primeiro seguro de automóvel do Brasil com benefício social, o Allianz Auto Instituto Ayrton Senna foi lançado em abril de 2015. A iniciativa reflete a convicção da Allianz sobre a importância do investimento em educação, somada à identificação da marca com a do instituto e com a figura que o inspirou. O fato de o Grupo Allianz ser um importante parceiro da Fórmula 1™ reforçou ainda mais essa união vitoriosa. Parte do valor de cada apólice desse seguro emitida pela Allianz Brasil é revertida para o Instituto Ayrton Senna – entidade com 22 anos de atuação que beneficia diretamente mais de 2 milhões de alunos em 1.300 cidades brasileiras e capacita 75 mil educadores por ano. O Instituto é referência como organização não governamental voltada para a educação de crianças e adolescentes em todo o País. Essa parceria deve ajudar 75 mil estudantes em cinco anos de contrato. Além do benefício social e da importância para a marca Allianz Seguros, o produto foi montado em um pacote vantajoso para o cliente.

ABA: em 2015, a Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA) atendeu 302 crianças, 210 adolescentes e 60 adultos. Fundada em 1994, a instituição atua no desenvolvimento educacional e cultural de crianças e adolescentes da comunidade Santa Rita, no bairro de Cangaíba, na zona leste da cidade de São Paulo. Mais de 6 mil jovens já participaram das atividades complementares ao ensino formal oferecidas pela ABA, como artes visuais, dança, música, esportes, informática, Programa de Capacitação para Adolescentes (em parceria com o Senac), Programa de Desenvolvimento Socioemocional e Programa de Ações Sustentáveis.

My Finance Coach: é uma iniciativa sem fins lucrativos, criada com o apoio do Grupo Allianz na Alemanha em 2010, e já beneficiou 870 mil crianças e adolescentes em 17 países, oferecendo conhecimento sobre finanças pessoais. No Brasil desde 2013, o programa contabilizou mais de 6 mil jovens de 10 a 16 anos beneficiados no País, vindos de 17 instituições de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, entre escolas privadas, particulares e ONGs. A ideia é instruí-los na gestão inteligente do dinheiro e aumentar a sua percepção sobre os ganhos reais em sua vida pessoal por meio de decisões financeiras conscientes. Temas relevantes da economia, como juros, são apresentados de forma didática e prática. No módulo de compras, eles avaliam a influência da publicidade e o consumo responsável. O objetivo dessa abordagem é fornecer aos jovens as ferramentas para que sejam cidadãos financeiramente capazes de criar um futuro estável.

Em 2015, o projeto recebeu no Brasil o selo Enef, do programa Estratégia Nacional de Educação Financeira, ligado ao Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). Entre os critérios que levaram o projeto a esse reconhecimento estão: ser inclusivo e gratuito e abordar conteúdos voltados para cidadania, consumo responsável, orçamento pessoal e familiar, poupança e investimento e planejamento financeiro.