01 Relacionamento com stakeholders / Colaboradores

Relacionamento com os stakeholders: a razão do negócio (G4-24)

Para definir quais são os stakeholders da Allianz Brasil, é preciso refletir sobre a própria função de uma seguradora. Ao garantir a segurança de bens e serviços de seus clientes, ela exerce um importante papel na sociedade, pois sua ação permite que, quando necessário, bens sejam repostos, famílias sejam assistidas e empregos sejam garantidos. Para realizar esse trabalho, a companhia conta com colaboradores, corretores e parceiros de negócios e obedece às regulamentações do governo e de órgãos reguladores. Além de sua atuação comercial, apoia programas sociais nas comunidades em que está presente.

Colaboradores: o grande ativo (G4-10, G4-26, G4-EC3, G4-FS5)

No desafiador ano de 2015, uma série de fatores externos e internos teve impacto para a Allianz Seguros e o mercado de seguros em geral, como a crítica situação político-econômica do Brasil, que reduziu diretamente os negócios. Nesse cenário, os colaboradores da companhia provaram seu comprometimento com as metas da Allianz e se mostraram engajados na superação dos desafios. Para cuidar da carreira e do bem-estar de seus profissionais, em 2015 a Allianz consolidou práticas nas áreas de recrutamento e recursos humanos que vinham sendo estudadas e implementadas. Inovação foi a palavra-chave.

Algumas iniciativas importantes em prol dos colaboradores foram:

• Digitalização de procedimentos legais, declarações, formulários, documentos da área de recursos humanos e outros tipos de relatórios. O trabalho foi concluído ao longo do ano e trouxe mais agilidade aos processos, além de representar ganho econômico e acrescentar mais uma prática sustentável às que já são exercidas pela companhia.